quarta-feira, 25 de julho de 2012

O que é parto humanizado, para uma enfermeira...

Fui visitar as maternidades, aqui são 4 e 2 já estavam descartadas, uma pela taxa de "desnecesárea" e outra pq se o repouso é um corredor, melhor nem ver o resto... então fui verificar as opções que restaram:

Santa Casa: pelo que me informaram, a entrada é direto na sala de pré-parto, onde não pode ter acompanhante (Lei do parto humanizado pra que neh!?), a consequência disso, que pude observar só na visita, é: famílias ansiosas, acondicionadas numa sala que parece uma rodoviária, já que todos carregam malas com as coisas da parturiente e do bebê. Concluí que se a entrada é direto no pré-parto e sem acompanhante, vc não deve ficar lá mto tempo neh?! E como não quero cesárea, nem minha família esperando numa rodoviária, enquanto sinto dores sozinha... mais uma descartada!

Saí chocada, pensando que se todas fossem assim iriam agendar a cesárea, porque sentir dor por horas sozinha é muito pra mim...

Nossa última opção: Beneficência Portuguesa: conheci os quartos e comecei as perguntas, o Léo me interrompeu pra tentar adiantar as coisas e chegar logo ao ponto: "o parto aqui é humanizado?"

Eu estava sendo indireta, pra evitar uma resposta daquelas compradas prontas, só pq parto humanizado tá na moda e na hora H me decepcionar... mas aí a enfermeira me colocou na situação título desse post, precisar explicar o que é parto humanizado...

Sim, caro leitor, ela me perguntou se era aquilo de parto na água... Não, cara enfermeira, parto na água pode não ser humanizado, humanizado quer dizer que atenda individualmente a gestante, priorizando o que é necessário para aquele ser humano em especial, feito com acolhimento e gentileza... é o tratamento que deveria ser dispensado à qualquer pessoa, em qualquer situação e nem deveria ser motivo de questionamento, uma vez que este sim deveria ser a rotina.

Parto humanizado é aquele que emprega os meios necessários para trazer ao mundo mais um SER HUMANO, é aquele em que a parturiente não é tratada como um carro fazendo funilaria e o bebê não é tratado como um frango no açougue.

Porque na minha opinião até uma cesárea pode ser humanizada quando bem empregada por necessidade... veja bem, parto ativo é outra coisa, parto natural também... mas no meu caso não é exatamente o que estou procurando, quero apenas ser bem tratada e não passar por intervenções desnecessárias apenas pq é a rotina que determinado médico segue. Quero fazer o melhor pro meu filho, na medida da minha possibilidade física e emocional, sendo respeitada nas minhas escolhas, sejam elas naturais ou não, ser bem tratada e ter minha dignidade respeitada...

Mas ela não deveria saber de tudo isso???

3 comentários:

  1. Mayara, eu tive a Ana clara na Casa de SAude e sai super satisfeita. Infelizmente eu tenho que te informar uma realidade, vc nunca vai achar um hospital perfeito, sempre vai ter algum defeito. O mais importante, não eh se vc vai querer parto normal ou cesárea, e sim, se certificar de ter escolhido as pessoas certas e competentes para fazer o seu parto, pois assim vc se sentira segura e tudo correra bem. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tha, o seu parto foi normal ou cesárea? você optou por isso? como foi? porque a casa de saúde é mesmo muito boa, mas sempre ouvi dizer que eles tem prefer^ncia por fazer cesárea e o meu medo não é o médico não ser bom, mas adotar a política do fazer cesárea pq é mais prático, ou pq dói "menos"

      Excluir
  2. Adorei!
    Tenho convênio da Santa Casa de Santos e se ainda tinha alguma dúvida de onde seria meu parto, vc acabou de tirar.
    Eu terei num hospital público em Praia Grande, o Irmã Dulce, que tem o parto humanizado sim, com enfermeira obstetriz sim, com diferentes instrumentos para incentivar o parto natural, mas também com respeito a ficha de pré-natal das mulheres que não podem ter normal.
    Ah como é boa a internet nessas horas.
    Obrigada!

    ResponderExcluir